Seguidores

boo-box

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Cuidado! App pode tirar fotos suas nu e te chantagear depois

  

Apesar de fascinante, a internet pode ter um lado — muito! — perigoso. E essa faceta se revelou com o aplicativo Adult Player, utilizado por milhares de pessoas em todo o mundo e que promete pornografia “sem limites” a quem a utilizar.

O grande problema é que o aplicativo — que só pode ser utilizado em sistemas Android — mostrou que não cumpre nada do que promete. O que ele faz, na verdade, é ludibriar o usuário e tirar fotos frontais da pessoa que estiver usufruindo de seus serviços.

Com o desbloqueio e uso indevido da câmera frontal, o aplicativo acabava conseguindo fotos em diversos momentos constrangedoras. Depois, as utilizava para para chantagear os usuários, que eram obrigados a pagar até US$ 500 de resgate para que o serviço parasse de usar o celular.

Por mais que seja chocante, esse tipo de crime cibernético se torna cada vez mais comum no mundo. E tem até nome: ransomware. Trata-se do ano de usar aplicativos para invadir um celular e, posteriormente, utilizar informações obtidas para chantagear o dono do aparelho.

O que preocupa os especialistas, no entanto, não é só a prática em si, mas sua disseminação no meio mobile. Até hoje, os casos mais comuns eram em computadores e não em celulares. O medo é que essa passe a ser uma tendência e os aparelhos móveis passem a ser alvo constante de hackers — sendo que muitos deles costumam ter informações relevantes de seus donos.

Leia também
Aos 71 anos, bisavó vira musa do pole dance e usuária assídua do Tinder
WhatsApp se aproxima da marca de 1 bilhão de usuários

Por fim, os especialistas dão as dicas para os usuários que baixaram o Adult Player. Eles devem reiniciar o aparelho em “modo de segurança [safe mode]”. Assim o sistema operacional será operado sem os aplicativos ligados, fato que faz com que os softwares perigosos possam ser desinstalados.


Fonte: Redação Yahoo Brasil
Postar um comentário