RUSH

SPIDER 2

sábado, 21 de novembro de 2015

ENCONTRO DO ESCAMBO POPULAR LIVRE DE RUA PODE SER REALIZADO - MAIS UMA VEZ - NO MÊS DE JULHO DE 2016 NA CIDADE DE CARNAÚBA DOS DANTAS-RN.

Nos idos de 1991, Carnaúba dos Dantas, que contava na época com quatro grupos populares de teatro, o Gargalhadas, com crianças até 12 anos e mantido por uma ação da então primeira dama do Município a guerreira e atuante Dona Dezinha; O Folia, formado por pré-adolescentes e adolescentes, que nasceu de uma vivência também realizada pela iniciativa de Dona Dezinha na administração do saudoso Prefeito Sr. Waldemar; Trilhas e Tralhas, grupo independente criado pelo Professor Neco, que agregava jovens e o Terceiro Ato que tinha em seu elenco idosos do então CVVIDA, ação coordenada pela já citada animadora cultural da cidade Dona Dezinha. Nesse período de fervência artística e cultural, CARNAÚBA é o segundo Município a sediar o Escambo Popular Livre de Rua, quatro meses depois do mesmo ter nascido na cidade mãe do Escambo, Janduís-RN.
Somente 16 anos depois foi realizado outro Escambo em Carnaúba dos Dantas e em 2011 o 31 Escambo ocupou mais uma vez as ruas e praças da cidade se estendendo para as comunidades e até para o Distrito da Cobra no Município de Parelhas. Nessa oportunidade tivemos a presença marcante do mais representativo diretor e pensador do teatro brasileiro o Mestre Amir Haddad e do Leo Carnevale, que encantou nosso público com o seu Palhaço Afonso Xodó.
Agora, cumprindo os ritos determinados pelo Movimento Escambo, lançamos a proposta de realização de um Escambo em 2016 na nossa cidade, propondo o mês de julho para sua realização. Em dezembro de 2015 iremos apresentar a proposta no Escambito de Umarizal, esperar ser aceito pelo movimento e a partir daí cair em campo na busca de cumprir um calendário de ações e atividades que possibilitem contar com o apoio incondicional do Município, evitando fazer uma produção galgada na troca de favores, na divulgação de nomes ou marcas. Para isso pensamos em:
1. Manter uma programação mensal com grupos e artistas locais, da região ou outras que possam surgir;
2. Destinar as rodadas de chapéu para suprir as necessidade durante o Escambo;
3. Vender bilhetes em preço popular no valor de R$ 5,00, que será colocado em uma URNA e sorteado no primeiro dia do Escambo, garantindo para o ganhador uma apresentação de um espetáculo em frente de sua residência;
4. Montar, nesse período dois espetáculos com artistas e brincantes de Carnaúba dos Dantas, sendo um destinado para abertura do Escambo e outros para o encerramento. Para abertura pensamos em fazer uma nova montagem do antes chamado "Brincando de Verdade" que passou a ser chamado de "TUDO É BRINCADEIRA" que foi o espetáculo carro-chefe da história do teatro de rua carnaubense. O outro - para o enceramento - a tragédia de rua "Sem Terra, sem medo" que poderá contar com uma instalação feita pelo multi-artista Dedé de Carnaúba.

Estamos abertos a mais ideias e propostas. Pensamos que assim que for homologado o nome de Carnaúba dos Dantas formar um grupo de organização, mobilização e produção do Escambo de julho de 2016.
Texto de autoria de Júnio Santos
Postar um comentário