terça-feira, 25 de julho de 2017

RN apresenta o Plano Estratégico e de Marketing Turístico que norteia o setor para os próximos 15 anos

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Foto: Talhado do Gavião/C. dos Dantas/Eugênio Oliveira

Uma das ações mais importantes para o turismo potiguar nos últimos anos será apresentada no próximo dia 28 de julho na Escola de Governo, das 8h às 13h. O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte demandou um ano e meio de elaboração, com visitas em todos os polos do Estado, seminários, reuniões e levantamentos, até sua conclusão. Um trabalho aprofundado para direcionar recursos à infraestrutura e planejamento promocional para o turismo do RN nos próximos 15 anos.

A ação inédita é promovida pelo Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e com recursos do Governo Cidadão via acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A intenção do Plano é dinamizar todos os municípios potiguares pertencentes aos cinco polos de Turismo, com diretrizes para o fomento do setor através de uma farta base de dados e estudos levantados pelas duas empresas internacionais contratadas.

Para o governador Robinson Faria, “o plano estratégico é um documento participativo, não foi imposto ou criado em um gabinete. Estivemos nos municípios conversando com os prefeitos para poder elaborar um material que informasse com precisão em quais áreas devemos investir os recursos para fomentar a cadeia turística potiguar”, disse o governador.

“É um planejamento desenvolvido para curto, médio e longo prazo e abrange as várias vertentes do turismo, como infraestrutura de saneamento, sinalização, capacitação, etc. Uma ação construída junto aos gestores de cada município em comunhão com uma equipe de consultoria internacional. Mais de um ano de levantamentos que nos proporcionam a noção real das nossas carências e potencialidades para que nós e as próximas gestões possamos trabalhar em cima desse cenário”, avaliou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.

O plano de marketing turístico também permite que o Estado atue de forma planejada a interiorização do turismo. “Estamos procurando diversificar as potencialidades turísticas com a interiorização. Turismo religioso, turismo de aventura, gastronomia, salinas, essas são algumas das várias opções que estamos trabalhando nas campanhas publicitárias do Estado”, disse Vagner Araújo, secretário de Gestão Metas e Projetos.

O plano de Marketing teve o cuidado de relacionar os dados econômicos e sociais, a dinâmica estadual intra polos, as finanças públicas, os serviços e equipamentos disponíveis, os serviços sociais e outros relacionados mais especificamente à atividade do turismo, permitindo o direcionamento das ações e políticas públicas para o setor e trabalhar as ações de marketing de maneira planejada.

A presidente da Emprotur, Aninha Costa, ressalta ainda que, além da apresentação do Plano Estratégico, também será mostrado aos presentes a nova identidade visual para promoção do Estado do Rio Grande do Norte, com o slogan “Tudo começa aqui”. Ainda na oportunidade todos os temas apresentados serão discutidos em uma mesa redonda com representação heterogênea. “É importante que cada gestor, agora, nos ajude a implantar as ações previstas, assim como nos ajudou na elaboração do Plano”, concluiu Aninha Costa.

O Plano Estratégico e de Marketing Turístico do Rio Grande do Norte será apresentado pelos consultores da Solimar Internacional e Green Team Global - as duas empresas contratadas para elaborar os estudos. Estarão presentes autoridades do Estado, além de representantes de cada município contemplado e também da iniciativa privada e da área acadêmica.

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