domingo, 18 de fevereiro de 2018

Curiosidades sobre a tanajura, bom sinal ou mal presságio de inverno?

Curiosidades sobre a Formiga Tanajura (içá) você realmente sabia?O assunto bastante debatido no Nordeste é sobre à saúva: é designação comum às formigas, especialmente as do gênero Atta, da família dos formicídeos. Conta com cerca de duzentas espécies, nativas do Novo Mundo e abundantes na região neotropical. Elas cortam pedaços de folhas, que carregam para os ninhos a fim de criar os fungos que constituem o seu alimento exclusivo. No Brasil, são uma das mais importantes pragas agrícolas.

Sobretudo, há uma superstição/crendice ou experiência sobre o aparecimento do inseto, será um mal ou bom presságio da continuidade do inverno? Bem, cresci escutando dos mais velhos que quando a tanajura cai durante o veranico, ou seja, período curto de estiagem durante o ciclo do inverno é sinal que não altera, recomeçam as chuvas, entretanto, se cair quando está chovendo aparece um ciclo sem chuvas de aproximadamente 15 dias. 

Excelente iguaria: 

Formiga Tanajura

Culinária (somente as rainhas: içá ou tanajura)

Diversas espécies eram consumidas pelos índios brasileiros, fritas, em salmoura e misturadas com farofa.
Essa tradição foi passada para os sertanejos e tropeiros, os quais, ainda nos dias atuais, não deixam a tradição ser exterminada.

Também no nordeste brasileiro as tanajuras fazem parte de um cardápio exótico, sendo iguaria em mercados públicos como o de São José, no Recife, Pernambuco.
– Petiscos deliciosos
No Nordeste Pernambucano o povo utiliza a içá ou tanajura para preparar petiscos que são preparadas de diversas maneiras: torradas como amendoim, assadas, em paçoca com farinha de mandioca ou de milho, etc.

Preparo dos pratos
A formiga tanajura pode ser preparada de várias formas. A mais comum, é torrar a formiga com óleo ou manteiga e sal, como se fosse amendoim. Outra maneira é separando as pernas e a cabeça, utilizar o abdômen, refogado com alho, cebola, acrescentar farinha de mandioca e levar tudo ao fogo até formar uma paçoca ou farofa.
E você Já Comeu Tanajura (Içá) ? Deixe seu Comentário.

Com informações/ Wikipedia/ Artigos Curiosos

Receba nosso conteúdo gratuitamente, curta via Facebook

A Voz do Povo
Postar um comentário