terça-feira, 25 de junho de 2013

VERDADE SOBRE A FALECIDA EX-PAQUITA DA XUXA

Texto conta o drama de uma ex-Paquita do programa da Xuxa que, depois de se envolver com álcool e drogas, acaba falecendo com AIDS depois de deixar um aviso aos jovens. Mas será que essa história é real?
A carta apareceu em 2012 na web, mas é bem mais antiga do que isso. Encontramos versões dessa mesma história em postagens de 2003! O que chama a atenção no texto dramático é que Patrícia, a ex-Paquita ainda teve coragem e forças para ditar tudo o que queria para mostrar pelo que passou nessa vida e ajudar a conscientizar os jovens.

Gostou do blog? Clique AQUI e curta a Fan page. 

O Relato da Paquita é verdadeiro ou farsa?
O Relato da Paquita é verdadeiro ou farsa? (foto que circula pela web junto com o texto)
Mas a dúvida que fica é:
Será que isso é verdadeiro ou farsa?
O texto apresenta várias das características que já mencionamos várias vezes aqui no E-farsas:
  • Cita nomes de pessoas que não existem
  • Apela para o lado emocional do leitor
  • Pede para ser repassado para outras pessoas
  • É meio confuso e contraditório
  • Trata de um assunto que interessa muita gente
  • Dá a impressão de ter acontecido há pouco tempo

Quem é Patrícia?

Não encontramos nenhuma evidencia de que, de fato, tenha existido uma Paquita com o nome de Patrícia. Seria muito mais fácil se soubéssemos seu nome completo…
Um ex-Paquita passando por dificuldades seria um prato cheio para esse monte de jornais e programas sensacionalistas que adorariam explorar esse tipo de história, não acham? No entanto, não encontramos nenhuma notícia que confirme o que diz nessa carta. Apenas, é claro, os sites e blogs que copiaram o texto.
Talvez, ela tenha sido finalista, mas não ganhou. Como saber?
Xuper Blog mostra em uma postagem de 2009 a foto de uma Patrícia, que (segundo eles) não ganhou o concurso para Paquita. Caso isso seja verdade (e se a moça tivesse ganhado), a menina seria uma das duas únicas morenas do grupo até então.


Outro detalhe que precisa ser verificado no texto é que a moça, aos 13 anos, foi uma das finalistas em um concurso para novas Paquitas do programa da Xuxa. O programa da Rainha dos Baixinhos teve Paquitas (um tipo de ajudante de palco que dançava e cantava) dos anos de 1984 a 2002. Se a moça participou desse concurso, deve ter sido antes de 2002.

Cronologia da Patrícia


Aliás, a total falta de dados no texto dá margem a várias falhas na cronologia dos fatos ocorridos com essa moça. Não dá para saber a idade da ex-Paquita! Algumas versões dessa corrente afirmam que ela morreu com 17 anos, em 2004. Em outras, nenhuma idade é mencionada. Dessa forma fica mais fácil engolirmos a história.
Suponha que a moça tenha morrido com 17 anos em 2012, vítima da AIDS. Em 2004, ela foi à Oktoberfest. Estava com 9 anos. Portanto, quando ela teria participado do concurso no Xou da Xuxa, aos 13 anos quando o programa da TV Globo já não tinha mais Paquitas (o Xou da Xuxa teve Paquitas até 2002 e a moça estaria com 13 anos somente em 2008, 6 anos após o término das Paquitas).

Teor “jovem”


O autor do texto, sem dúvida, tinha a intenção de se aproximar dos jovens e isso fica bem evidente nessa corrente. Algumas gírias foram inseridas para dar um ar jovial ao texto. Algumas gírias nem são usadas mais, o que pode significar que o texto não é novo (e não é mesmo, visto que encontramos versões bem anteriores dele).

A moça da foto


O Relato da Paquita é verdadeiro ou farsa?
Há poucas semanas, essa história falsa da ex-Paquita começou a se espalhar novamente pelo Facebook junto com uma foto – que seria supostamente de Patrícia antes de ficar doente –, no entanto, essa mesma imagem aparece em vários outros sites e blogs afirmando que o nome da moça é outro (ou outros). Em um site em espanhol (Como Aumentar El Busto Ya), por exemplo, uma moça chamada María Ignácia usa a foto como sendo sua.
Em outro site sobre beleza e estética (Anallia), a mesma foto é usada para ilustrar uma matéria.
No Facebook, a usuária Anke Grunwald também usa essa imagem como sua foto pessoal.

Conclusão


História falsa! Não existe nenhuma ex-Paquita chamada Patrícia que tenha morrido com AIDS. É fato que as drogas estão presentes entre os jovens brasileiros e que toda campanha de conscientização é bem-vinda. No entanto, é preciso usar a cabeça para tentar alertar as pessoas quanto ao perigo das drogas e do álcool. Usar de mensagens falsas e repassá-las não vai ajudar em nada.

Sites citados


Não deixe de visitar os AGREGADORES e cadastrar seu blog Geralinks  


FONTE: E-FARSA

30 comentários:

Ingrid disse...

Agora colocaram uma novo historia, mais elaborada com girias de hj e fotos reais...

Ingrid disse...

Acredito que seja mentira https://www.facebook.com/photo.php?fbid=328518253925109&set=a.247253732051562.49127.100003008119050&type=1&theater

Ingrid disse...

Agora colocaram uma novo historia, mais elaborada com girias de hj e fotos reais...

Anônimo disse...

É o que sempre digo...antes de publicar algo veja se é verdade...

Anônimo disse...

a imagen que aparece como antes é de uma atriz , a qual lembro-me que atuou na novela vampi da rede Globo quando ainda era adolecente , seu personagem se chamava Jade... mas creio que deveria ter uns 16 anos já na época , e recentemente , precisamente ela atuou também na novela uma Rosa com amor do SBT, seu personagem se chamava Ninica ... logo vemos que isso é uma farsa !

Liliam Marinho disse...

Concordo, já mostraram outras garotas com a mesma mensagem e com o mesmo nome...

Liliam Marinho disse...

Concordo! Porque já li essa mesma mensagem na foto de outras garotas...
Eu acho uma palhaçada usarem pessoas para fazerem qualquer tipo de divulgações.

Anônimo disse...

Achei estranho a mídia não divulgar, por isso antes de repassar temos que ter o compromisso de investigar.

Letícia disse...

obrigado pelo esclarecimento

Cristiane Nunes Da Silva disse...

Obrigado por trazer a tona essa falsa notícia,pois é tão difícil confiar no que as pessoas postam no Facebook,pois compartilhamos no intuito de ajudar,mas quando a notícia é falsa ficamos decepcionados.

Soraya disse...

Já havia lido essa carta, mas realmente com o nome de outras pessoas. Mas vale a mensagem por alertar as pessoas sobre drogas.

Soraya disse...

Mas não está em branco...eu fiz o comentário. Não entendi essa mensagem...

Anônimo disse...

Já essa mesma história várias vezes no fb, mas com a foto da atriz Luciana Vendramini.
Maria.

GILNEI disse...

A mensagem é clara e objetiva para os males que causam as drogas,isso é fato,mas segundo essa matéria a moça não era paquita,creio que deva ter se auto intitulado paquita para chamar mais a atenção de quem está do outro lado do computador,mas ainda assim sendo ou não sendo paquita ela mandou seu recado.

Marciafpinto disse...

Talvez ela tenha trocado de nome para poupar a familia da vergonha e constrangimento.

Anônimo disse...

É ESTOU SEM PALVRAS?

Yuri Mieres disse...

tudo mentira!!!!

Mr. Mandelbrot disse...

É tão falso mas tão falso que no FB tão usando a foto da Luciana Vendramini.

Adriana Mertens disse...

E a pessoa que colocam na foto é a ex-paquita Luciana Vendramini. Não tem nada a ver com nenhuma Patrícia.

zifka disse...

Acabei de ver essa carta com a foto da Luciana Vendramini como Patricia!!! Que absurdo!!

Nana disse...

´JÁ LI DIVERSAS VERSÕES SOBRE O CASO. QUAL É O VERDADEIRO?

Anônimo disse...

Isso e de duer . Estao bricando com uma doenca tao seria que faz tanta gente sofrer.isso e horrivel

Anônimo disse...

Pergunto a todos!
A personagem pode ser fictícias, mas a história?
Acredito que casos como esse ocorrem com frequência em famílias de todos os níveis, o recado está feito e acho importante divulgar para filhos, netos, sobrinhos, etc...

Vanessa Freitas disse...

A susposta morta atuo em uma rosa com amor essa da foto como ela moreu

rosa maria Fdf disse...

ISTO É FALSO E MUITO VELHO

http://www.quatrocantos.com/LENDAS/137_patricia_aids.htm

Anônimo disse...

mas a foto que aparece junto ao texto é de uma modelo, conhecida pelos brasileiros

Sabrina Werneck disse...

gente essa é a historia real

Proteção Aos Animais disse...

E nesta nova postagem há a foto de uma paquita que realmente existiu, mas não sei o nome dela. Dê uma olhada o absurdo.
www.facebook.com/photo.php?fbid=1499340686953857&set=a.1402986519922608.1073741831.100006338196461&type=1&theater

Damiao Carlos disse...

Obrigado a todos pelos comentários, o objetivo deste blog é desmentir a verdade sempre a frente.

leonel milton gonzalez mendez disse...

Eu já tinha sacado que era farsa pelo simples motivo de que ela relata que a jovem passou na selectiva das paquitas, assim como em outras duas agencias de modelo, sendo filha de um engenheiro eletrónico e nascida na classe meia de SC, o que já desconsidera a veracidade ao usar "gírias" gaúchas e não catarinenses, o que seria mais lógico. Isso, junto com outros fatos como a ida a uma Oktoberfest lá pelo ano de 2009 e ela vindo a falecer já em 2014, deixa ver a falsidade, pois nenhuma criança menor de 12 anos pode entrar nestas festas, eu sei disso pois não consegui ir com meu filho até que ele tivesse idade superior a 12 anos.
Por isso e muitas outras coisas que não tem cronologia, que deu pra sacar na hora a inverdade dessa historinha.
O melhor que temos para deter o avanço da AIDS não é o uso de histórias falsas, mas sim postarmos a realidade dessa "praga" que nos atinge com tanta força, pois somente assim poderemos deter o avanço desta terrivel doença, já que esta nova juventude sabe pesquisar muito bem nas redes a veracidade destas postagens como para cairem num continho tão mal feito, sem contar que falando em ex-paquita, eles nem dão bola, pois nem sabem bem quem são (ou foram) elas.