SPIDER

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Evite furadas, contrate um guia para o carnaval

Para não cair em uma roubada na sua viagem no Carnaval, que tal fazer o passeio acompanhado de um guia de turismo? Assim, o viajante folião não corre riscos de fazer passeios furados e ainda fica por dentro dos melhores atrativos da cidade a ser visitada, festas de Carnaval, belezas naturais, restaurantes ou museus. O guia sabe o melhor dia e horário para o passeio, qual o meio de transporte mais adequado, além de conhecer as pessoas da comunidade e os locais onde é mais seguro para levar a família.

No Rio Grande do Norte são cerca de 800 guias habilitados para acompanhar os turistas que visitam Natal e região principalmente. Segundo Júnior Lima, presidente do Sindicato dos Guias de Turismo (Singtur-RN) , o trabalho de uma guia devidamente habilitado faz muita diferença na experiência de quem viaja. “O turista se sente seguro e recebe informações de um profissional qualificado”, argumenta.

Boa parte da categoria que atua no estado foi formada através do Pronatec Turismo. “Os guias formalizados passam por um curso de qualificação de 800 horas que inclui temas sobre o turismo nacional e regional. Por isso, o turista deve exigir que o guia porte a credencial fornecida pelo Ministério do Turismo”, recomenda o ministro Henrique Eduardo Alves. “São profissionais que ajudam o turista a aproveitar melhor a viagem com dicas para todos os públicos e gostos”, afirma.

De acordo com Irma Karla Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Guias de Turismo (Fenagtur), com o guia, o turista pode visitar os atrativos pouco conhecidos por quem não é da região. “Há locais que, infelizmente, nem os moradores conhecem bem, mas o guia poderá mostrar. O visitante também aprende sobre o significado histórico e o contexto do lugar visitado”, explica.

Segundo Irma, é preciso observar bem, pois há muitas falsificações espalhadas pelo país. Para não cair em uma cilada, o viajante pode checar se o profissional está inscrito no Cadastur no site www.cadastur.turismo.gov.br.

Fotos: Paulino Menezes

Vereador de Natal Felipe, Ministro Henrique Alves e o presidente do SINGTUR Júnior Lima

Assessoria de Imprensa
Ministério do Turismo
Postar um comentário