quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

UPAs 24h reforçam atendimento médico para conter surto de viroses

A Secretaria Municipal de Saúde reforçou o número de médicos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), para conter o surto de viroses e diarreia aguda. São quatro médicos das 7h às 13h e das 17h às 23h, horários considerados de maior movimentação. Nos demais períodos, permanecem três profissionais.
Os médicos realizam diversos tipos de atividades, como atendimento no consultório, drenagem, visita aos acamados e procedimentos de urgência. “O tempo em que as UPAs contarão com quatro médicos foi dobrado já nas unidades do Alto de São Manoel e do Santo Antônio. A do Belo Horizonte, deverá estender o horário com quatro profissionais de Medicina até esta quinta-feira, 18”, informa a secretária de Saúde, Leodise Cruz.
A medida foi tomada após constatação de aumento no número de entradas nas unidades. Só no mês de fevereiro, as UPAs passaram a contabilizar mais de 2.500 procedimentos por dia, contagem superior aos demais períodos do ano, em que as unidades realizam cerca de 1.500 atendimentos diários.
Outro dado considerado foi o elevado índice de pessoas com diarreia aguda, doença caracterizada pela evacuação constante, que pode durar de 2 a 14 dias. Já são mais de 1.300 notificações de pessoas que deram entrada nas UPAs com este problema.
De acordo com o setor de Atenção Especializada, o aumento das viroses e de doenças como Dengue, Chikungunya e Zika vírus também preocupam nesta época do ano, devido às chuvas e proliferação de mosquitos. Já são mais de 200 casos notificados de Dengue.
PREVENÇÃO
A população pode se precaver de viroses e diarreia aguda com medidas simples, como lavar as mãos constantemente, não ingerir líquido ou alimento de procedência duvidosa e lavar bem os alimentos.
Além disso, as pessoas devem manter as medidas de prevenção e combate ao Aedes aegypti, não deixando água parada e denunciando criadouros do mosquito por meio do Disque Aedes, no número 3315-4833, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
Postar um comentário