DATAHOSTING

PARTNER

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Roteiro de cavernas fomentará turismo regional no interior do RN

Se o binômio sol e mar é o carro-chefe do turismo no Rio Grande do Norte, a riqueza do Estado potiguar possibilita inúmeras outras maneiras de fomentar o segmento. Hoje (30) aconteceu reunião para discutir as potencialidades turísticas em cavernas do RN. Secretários e técnicos no assunto apresentaram sugestões para que a ideia se torne um roteiro turístico consolidado em breve.
Hoje existem mais de mil cavernas catalogadas no Rio Grande do Norte, sendo mais de 10% com potencial turístico a ser explorado. Para montagem de um roteiro inicial foram selecionadas oito cavernas e um sítio arqueológico, situados nos municípios de Mossoró, Apodi, Martins e Felipe Guerra. Entre os critérios adotados também se levou em consideração a rede hoteleira já apta a receber boa demanda turística.
“Este governo acredita na interiorização do turismo desde o início da gestão. O Geoparque Seridó já é quase uma realidade. Semana passada levamos o Festival de Jazz para Mossoró e bancamos a segunda edição em São Miguel do Gostoso. E esse roteiro de cavernas é outra maneira de fomentarmos o turismo regional integrado”, avaliou o secretário estadual de Turismo, Ruy Gaspar.
Também presente à reunião, a presidente da Emprotur, Aninha Costa, lembrou ainda a ação do Governo do RN que veiculou 12 matérias em TV Aberta com atrativos turísticos de dezenas de municípios potiguares. “O Rio Grande do Norte não é só Natal e Pipa. Uma ação como essa que reúne várias secretarias para promover o turismo regional é mais uma demonstração da aposta do Governo no turismo”.
Além de Ruy Gaspar e Aninha Costa, também participaram o governador em exercício, Fábio Dantas, os secretários de Desenvolvimento, Flávio Azevedo, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França, de Infraestrutura, Jader Torres, a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, o diretor geral do Idema, Rondinelli Oliveira, a procuradora do Estado, Marjorie Madruga, a subsecretária de Turismo, Solange Portela, além de titulares de pastas dos municípios de Apodi, Baraúna, Felipe Guerra, Governador DixSept Rosado, Martins e Mossoró.
As oito cavernas propostas para o roteiro inicial, são: Furna Feia (Parque Nacional, em Mossoró), Furna Nova (Mossoró), Abrigo do Letreiro (Mossoró), Poço Feio (Governador Dix-Sept Rosado), Gruta dos Crotes (Felipe Guerra), Gruta da Carrapateira (Felipe Guerra), Gruta da Catedral (Felipe Guerra) e Casa de Pedra (Martins).
O Parque Nacional de Furna Feia, situado entre Mossoró e Baraúna, será tema de programa exibido nesta quinta-feira (2), na BandNews, às 22h, sendo uma das matérias captadas pela ação do Governo do RN, via Setur e Emprotur, com produção da RN Vídeos. Durante a reunião foi apresentado projeto para regularização de visitas no Parque e, assim, possa integrar os roteiros de ecoturismo de aventura do país.


FOTO: Eugênio Oliveira
Postar um comentário