DATAHOSTING

PARTNER

sábado, 8 de outubro de 2016

É neste sábado, apresentação da peça teatral "Meu nome é Zé" com o grupo arte e riso de Umarizal-RN, às 19h, na Praça Caetano Dantas.

https://scontent.fcpv1-1.fna.fbcdn.net/v/t1.0-9/s720x720/

O evento acontecerá neste sábado, às 19 horas na Praça Caetano Dantas, venha prestigiar o grupo ARTE E RISO DE UMARIZAL/RN. Desde já, convidamos todos os Carnaubenses a se fazerem presentes. 

INFORMAÇÕES SOBRE O GRUPO ARTE E RISO DE MACAU:

Cia. Arte & Riso, grupo nascido na cidade de Umarizal/RN, no interior do Rio Grande do Norte, desenvolve seu trabalho nas ruas e praças de todo o país a cerca de quinze anos, seus componentes são estudantes, professores, especialistas e Mestres em Arte/Educação e Teatro. Nosso trabalho é sério, comprometido e reconhecido por artistas de todo Estado e País. Somos engajados em movimentos que se organiza em nível de América-Latina, como o Movimento Escambo Popular Livre de Rua, que existe mais de vinte e cinco nos, levando arte para os cantos mais remotos, locais onde se estabelece o descaso cultural por parte do poder público.
Há, aproximadamente, dois anos a Cia. Arte & Riso tem uma parceria firmada com a Escola Municipal de 1º Grau Edinor Avelino – Macau/RN, através do programaMais Cultura Nas Escolas (consiste em uma iniciativa interministerial firmada entre os Ministérios da Cultura (MINC) e da Educação (MEC) fomentado pelo governo federal. “Tem por objetivo: reconhecer e promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira; contribuir com a formação de publico para as artes e ampliar o repertório cultural da comunidade escolar; desenvolver atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico da escola pública; promover, fortalecer e consolidar territórios educativos, valorizando o diálogo entre saberes comunitários e escolares, integrando na realidade escolar as potencialidades educativas do território em que a escola está inserida; ampliar a inserção de conteúdos artísticos que contemplem a diversidade cultural na vivência escolar, assim como o acesso a diversas formas das linguagens artísticas; proporcionar o encontro da vivência escolar com as manifestações artísticas desenvolvidas fora do contexto escolar; promover o reconhecimento do processo educativo como construção cultural em constante formação e transformação; fomentar o comprometimento de professores e alunos com os saberes culturais locais; integrar experiências artísticas e culturais locais no projeto político pedagógico das escolas públicas, contribuindo para a ampliação do número dos agentes sociais responsáveis pela educação no território; proporcionar aos alunos vivências artísticas e culturais promovendo a afetividade e a criatividade existentes no processo de ensino e aprendizagem).
Esse trabalho na cidade de Macau/RN é desenvolvido pelos professores Emanuel Coringa e Tatiane Tenório, que desenvolvem um trabalho de excelência. No entanto, desde o início do ano de 2016, aguardamos o repasse da segunda parcela do recurso que mantem o projeto. Esse recurso seria utilizado para o desenvolvimento das ações do grupo fundado na escola, denominado “Maré de Artes”, como pagamento dos monitores, montagem de figurino, cenário e etc. O recurso encontra-se liberado desde fevereiro de 2016 pelo extinto Ministério da Cultura (caso lamentável para o desenvolvimento cultural do país, e repudiado por nós, artistas). O fato é que mesmo após a liberação do recurso para todos os projetos Mais Cultura nas Escolas,desenvolvidos no país, nosso projeto encontrasse parado, o projeto resistiu por conta própria durante algum tempo, contando com o apoio de amigos, e da ajuda incondicional da direção da escola, na qual agradecemos a parceria firmada e a atenção gigantesca através de seu diretor Gilson Peixoto, que cumpriu à risca todas as suas responsabilidades  entre a Cia. Arte & Riso, a escola e o Ministério da Cultura, somos gratos companheiro!

Fonte: Informações adicionais ARTE E RISO


Postar um comentário