SPIDER2

CADASTRE SEU BLOG

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Guarda Municipal de Mossoró inicia capacitação para porte de arma

Nesta segunda-feira, 28, a Guarda Civil Municipal deu um passo importante para efetivação do porte de arma. A aula inaugural do curso de qualificação para uso e manuseio de equipamentos letais (armas de fogo), destinado à categoria, aconteceu no auditório da Estação das Artes Eliseu Ventania. A palestra da aula inaugural foi com Ricardo Balestreri, ex-secretário nacional de Segurança Pública.
O prefeito Francisco José Junior participou do momento e saudou os guardas civis municipais. “É com muita felicidade que iniciamos hoje esse importante passo para armar a nossa Guarda. Uma Guarda capacitada e competente no exercício da nossa segurança. Conseguimos avançar muito neste setor. Quando assumimos eram apenas 150 profissionais e hoje são quase 300. Saltamos de uma BIC para 11 e tudo isso refletiu na redução dos crimes em nossa cidade, mostrando que segurança pública também é uma prioridade desta gestão”, apontou Francisco José Junior.
O curso será ministrado pela Academia de Tiro e Formação de Vigilantes Feroli, na Ilha de Santa Luzia. “Essa primeira turma tem 50 guardas, que se submeterão ao curso com duração de duas semanas. Com esse curso, se aprovado, o profissional será habilitado com o porte de arma institucional, que o habilita a usar o instrumento em seu horário de trabalho”, informou Jorge Filho, coordenador de cursos da Academia de Tiro e Formação de Vigilantes Feroli.
Com a efetivação do porte de arma, os guardas civis municipais serão mais efetivos no combate à violência. O trabalho, que já é bem executado e respaldado nos resultados de prisões e apreensões, será potencializado com o uso das armas de fogo. “Nessa última gestão a Guarda Civil Municipal cresceu vertiginosamente. Realizamos a Operação Corredor Seguro, que trouxe mais tranquilidade aos visitantes e comerciantes do Corredor Cultural. Fizemos parte da Operação Integração, com a Polícia Militar. Criamos a BIC Escolar, BIC Saúde e BIC Tour, que promovem mais segurança nas unidades educacionais e de saúde, além dos pontos turísticos na Avenida Rio Branco”, destacou o secretário municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito, Alvibá Gomes.
LEI 13.022/2014 – O curso de tiro e o consequente porte de arma, que será concedido aos guardas civis municipais pela Prefeitura de Mossoró, está de acordo com a lei que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais, sancionada em 2014.
A nova norma insere as guardas municipais no sistema nacional de segurança pública, garante o porte de arma e dá a esses profissionais o poder de polícia. O objetivo é que eles tenham o dever de proteger tanto o patrimônio como a vida das pessoas.

Fotografia: Raul Pereira
Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito

Postar um comentário