Seguidores

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Natal em Natal terá programação diversificada até 6 de janeiro

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), está promovendo mais uma edição do Natal em Natal, maior projeto cultural da cidade e fomentador de emprego e renda na capital potiguar. O pontapé inicial foi dado nesta quinta-feira (10), com o acendimento da tradicional Árvore de Mirassol. O calendário de eventos segue até o dia 6 de janeiro de 2017, com shows musicais de artistas potiguares, projetos nas áreas da Dança, Literatura, Religião, Audiovisual e ações na área do Patrimônio Histórico.
Apesar da grave crise financeira que assola todos os entes federados, a Prefeitura do Natal busca alternativas junto à iniciativa privada e conseguiu projetos parceiros que se juntaram à programação do calendário cultural de Natal, como explica o secretário Dácio Galvão: “Tivemos uma adesão muito boa de projetos consolidados na cena cultural da cidade que agregam qualidade à programação, que são gratuitos e irão movimentar a economia criativa da cidade em tempos de grave crise financeira e impossibilidade de investimentos à altura por parte do município”.
Um dos pontos altos do Natal em Natal será o Festival Literário (FLIN). Para o prefeito Carlos Eduardo, um evento importante por reunir a comunidade cultural e a população em torno de debates sobre questões da atualidade, por fomentar a leitura e a produção literária local. “O FLIN ajuda a integrar estudantes, editoras locais, figuras consagradas da nossa literatura e do meio cultural em grandes debates sobre ideias diversas”, afirma o prefeito Carlos Eduardo.
Através de convocatória não remunerada – mas oferecendo estrutura e circulação de público – foram organizados dois festivais musicais para o Natal em Natal. O “Nossa Orla, um novo clima no seu verão” e a “Feira de Arte e Cultura”, ambos com shows de artistas potiguares inscritos em convocatórias não remuneradas para apresentações na Árvore de Mirassol e nas praias da Redinha e dos Artistas.
Nas áreas do Patrimônio, o Natal em Natal terá as comemorações do aniversário do Memorial Natal com o espetáculo “O Pequeno Príncipe e Fiorela”, 12 de novembro, e dia 19 de novembro com a “Caminhada Histórica do Natal”, que percorre 50 monumentos e atrações históricas, com arrecadação de alimentos para instituições beneficentes.
O setor do Audiovisual – cujo investimento da Prefeitura do Natal entre 2013 e 2015 possibilitou a produção de obras audiovisuais – se fará presente durante o Festival Literário de Natal, com o lançamento do curta “Mar de Zila”, de Ariane Mondo, premiado no Edital Cine Natal 2014. Além da exibição dos curtas premiados nas demais edições do Cine Natal.
O tradicional Encontro de Corais de Natal, realizado pela Secretaria Municipal de Educação, acontece de 16 a 19 de novembro, com apresentações no auditório do Cemure, sempre às 19h, e apresentações externas no Midway Mall (dia 17, às 16h), Parque das Dunas (dia 18, às 15h e dia 19 às 9h) e Igreja do Galo (dia 18, às 17h30).
Na Zona Norte, acontece a Batalha do Vinho, tradicional projeto de música urbana que reúne artistas do hip hop e do rap em duelos de poesia urbana, no espaço Jesiel Figueiredo, todos os sábados, das 18h às 21h.
Além disso, estão confirmadas ações já tradicionais no calendário, como o Réveillon com artistas potiguares e a Festa de Reis.
O Natal em Natal envolve esforço e dedicação de diversas secretarias do Município, como as Secretarias de Turismo, Mobilidade, Segurança, Saúde, Comunicação, Educação, Limpeza Pública e Serviços Urbanos.

cartaz





Blog do BG: BLOG DO BG
Postar um comentário