Seguidores

sábado, 10 de dezembro de 2016

Bola de fogo gigante ‘fez a noite virar dia’ na Sibéria

Uma bola de fogo gigante queimou no céu da Sibéria, fazendo a noite virar dia sob os olhares atentos de milhares de residentes. Acredita-se que o objeto não identificado era um meteoro que queimou na atmosfera da Terra.
Ver as imagens
(Imagem: YouTube) 
O meteoro passou sobre a República da Cacássia, no sul da Sibéria, na noite da última terça-feira.
Tudo indica que ele não atingiu a superfície, e os relatos de algumas testemunhas sugerem que ele explodiu durante a queda.
“Eu fui caminhar com meus amigos. Nós paramos no mercado e meu amigo gritou quando viu uma luz brilhante, e depois houve uma explosão,” disse uma mulher numa entrevista para o jornal The Siberian Times.
Moradores da cidade russa de Sayanogorsk viram um intenso brilho quando um meteoro cruzou o céu noturno.
“Todos os alarmes dos carros dispararam imediatamente. Nós ficamos com muito medo. Meu pai disse que as janelas estavam vibrando.”
“Às 18h50, nos distritos do sul da República da Cacássia, um objeto brilhante foi visto no céu,” disse o Ministério de Emergências russo em um comunicado para a imprensa.
Especialistas locais afirmaram que o meteorito era significativamente menor do que o que explodiu sobre Chelyabinsk em 2013.
Durante o evento de 2013 em Chelyabinsk, um asteroide com uma massa de aproximadamente 12 mil toneladas e um tamanho de 18 metros atingiu a atmosfera superior, numa velocidade de 19 quilômetros por segundo, explodindo com a energia de 480 quilotons de TNT, numa altitude que variou entre 26 e 29 quilômetros.
Mais de 1.500 pessoas ficaram feridas e 7.300 edifícios foram danificados como consequência da intensa pressão gerada pelo choque com a superfície da Terra.
Extraída do YAHOO NOTÍCIAS
Postar um comentário