SPIDER

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Conheça os filmes premiados na III mostra de cinema Ancorá 2016


A Mostra Competitiva Nacional que marcou o último dia de atividades do III Ancorá - Curta Ambiental Nordeste Cerro Corá 2016 foi realizada neste sábado (10). Os competidores tinham que produzir curtas-metragens em consonância com o tema da mostra: "Biomas Brasileiros". O objetivo do festival é aumentar a produção e a circulação de conteúdo audiovisual, diversificado e de qualidade, além de contribuir para o processo de interiorização do cinema no Rio Grande do Norte. 

Dentre os escolhidos pela curadoria, o filme "Respire", do diretor Kaiony Venâncio, ficou com o primeiro lugar. "Realizei uma pesquisa sobre a temática do festival para exibir de forma poética os perigos da degradação dos ecossistemas para o planeta. Já é uma vitória ter sido selecionado. Posso dizer que ganhar um festival é uma experiência inesquecível e altamente motivadora", comemorou Kaiony.

Já na Mostra Competitiva Estudantil, que aconteceu na sexta-feira (9), o vencedor foi o filme "Meu Pé de Umbuzeiro", do Cineclube Cerro Corá. As estudantes Sonaly Silva do Nascimento e Mayane de Lima destacaram a emoção de vencer o Ancorá. "O umbuzeiro é um símbolo da flora nordestina e serviu de inspiração para o curta. Estamos muito felizes com o resultado positivo". Enquanto isso, os alunos da Escola Municipal Belmira Viana receberam o Prêmio Menção Honrosa pelo filme "Caatinga Bioma Brasileiro".

De acordo com o jornalista e realizador audiovisual Paulo Dumaresq, que participou da mesa julgadora, disse que a iniciativa não se resume a descobrir talentos, também estimula os jovens da cidade de Cerro Corá a realizar algo novo. "É uma oportunidade dos estudantes da cidade conhecerem os trabalhos dos  profissionais da sétima arte e aprenderem com eles. A mostra possibilita a criação, reflexão e difusão do cinema nas escolas", ressaltou Dumaresq.

O Ancorá é um projeto da CASU Filmes e ONG Navima, e para esta terceira edição conta com o patrocínio da Força Eólica do Brasil; e com o apoio da Prefeitura Municipal de Cerro Corá, do Sebrae/RN, da Pousada Colina dos Flamboyants e da Água Mineral Santa Maria.

Fotos: Alexis Regis
Texto: Junior Martins
Postar um comentário