Seguidores

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

ESPESSARTITA, PEDRA BONITA EXTRAÍDA EM CARNAÚBA DOS DANTAS!


Resultado de imagem para espessartitaPor muitos anos, este tipo de mineral precioso foi extraído no sítio Mirador, RN. Desde o final da década de noventa que ouvia falar na Mina da Pedra Bonita, entretanto, de acordo com o site SETOR MINERAL EM FOCO foi descoberta em 1919 no Sítio Mirador, Carnaúba dos Dantas.
O que posso categoricamente afirmar é que, Americanos exploraram a mina no final da década de 90 até o início da crise mundial, por volta de 2007. Inclusive conversei com um dos sócios em inglês e o mesmo, muito desconfiado encerrou o papo perguntando se eu era jornalista.
Fica um alerta nisto tudo, nossa riqueza sendo explorada de forma irregular para outros países.

ESPERSSATISTA: “ A Espessartita  foi descoberta por volta de 1800,em Sperssart na Bavaria, Alemanha e logo em seguida em um corpo pegmatítico em Rutherford,Amélia, na Virginia.Alguns anos depois, em1903 foi encontrada nas localidades de Littler Three  e Hércules   em Romona, San Diego, Califórnia .  No Brasil  Possivelmente a descoberta seguinte ocorreu no Brasil, em 1919, exatamente o achado “Pedra Bonita” do Mirador, localizado no Ermo entre os Municípios de  Carnaúba dos Dantas e Frei Martinho.” ( Trecho retirado do livro Trilhas da Mineração do Seridó- de Autoria do Geólogo José Aderaldo de Medeiros Ferreira).

Segundo dados do autor a Espessartita quando preciosa é uma gema de grande densidade (4,3), de relativa e alta dureza (7,25) tem índice de refraçãoalto,no limite máximo da escala de refratômetros (1, 810) e em função disto transmite uma excepcional brilhância, propriedade que dá, por exemplo,aos diamantes maior valor, além de estar relacionada entre as mais raras da natureza.


Evento dia do Garimpeiro em Frei Martinho em destaque a Espessartita. 

O  Pesquisador e Técnico em Mineração Antonio de Pádua Sobrinho, lembra  que  no cartaz do V SEMINÁRIO PARAIBANO COMEMORATIVO AO DIA NACIONAL DO GARIMPEIRO,  realizado no ano 2014  na cidade de Frei Martinho – PB. O cartaz do evento trouxe em destaque a Espessartita. “A imagem no cartaz encantou os presentes, que ficavam se perguntando:  Que mineral era aquele?, de onde tinha sido retirado?,quais suas origens? E  agora  estou compartilhando com os leitores do meu blog Setor Mineral em Foco, essas  informações, esse é o objetivo do mesmo, levar para a população informações referentes ao potencial mineral de nossa região.” Disse.


Para mais detalhes sobre a Espessartita e sua história leia o livro TRILHAS DA MINERAÇÃO DO SERIDÓ –Disponível em: https://issuu.com/didavania/docs/trilhas_da_minera____o_no_serid___p

Recomendo que leiam SETOR MINERAL EM FOCO
Postar um comentário