Seguidores

quarta-feira, 19 de abril de 2017

NO DIA DO ÍNDIO, A ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCO MACEDO VISITA O GEOSSÍTIO PEDRA DO ALEXANDRE!

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, montanha, céu, nuvem, planta, atividades ao ar livre e naturezaInformações técnicas da Pedra do Alexandre: sítio com pinturas rupestres da tradição Nordeste, subtradição Seridó, com enterramentos, sendo um dos principais geossítios do país. Foram feitas intervenções e um trabalho de pesquisa pela Fundação Seridó entre 1994 a 2011 encontrando até o presente 33 enterramentos, sendo o mais antigo datado de 9.400 anos B.P. (Antes do Presente). (Comentado pelo blog A Voz do Povo); 
Hoje, dia 19 de abril (DIA DO ÍNDIO), a Escola Municipal Francisco Macedo Dantas realizou, juntos com os alunos e professores do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (ALFABETIZAÇÃO), uma aula de campo com a visitação à Pedra do Alexandre (mais conhecida como Pedra do Índio), patrimônio material, cultural e histórico do nosso Povoado e da nossa cidade. A referida Pedra é monitorada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), vinculado ao Ministério da Cultura do Governo Federal.

A aula de campo foi coordenada pelo Agente de Guia de Turismo Damião Carlos, onde o mesmo fez uma explanação sobre a importância da Pedra do Alexandre e nos contou um pouco de sua história.
Destaca-se a aula de campo como um importante recurso didático, facilitador da aprendizagem, tendo em vista as necessidades por busca de estratégias didáticas que facilitem a relação entre professores e alunos, pois o trabalho fora da sala de aula tende a auxiliar a construção do conhecimento. De acordo com Lima e Assis (2005, p. 112), “o trabalho de campo se configura como um recurso para o aluno compreender o lugar e o mundo, articulando a teoria à prática, através da observação e da análise do espaço vivido e concebido”.
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, montanha, árvore, céu, atividades ao ar livre e natureza
Guia de Turismo Carlinhos
A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas em pé, árvore, filho, atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, filho, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Abrigo geossítio Pedra do Alexandre
A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas em pé, montanha, árvore, atividades ao ar livre e natureza
Coordenador Pedagógio Luís Eduardo, professoras Maria José e Valéria
Matéria e fotos: Escola Francisco Macedo.

Para ver mais fotos, clique AQUI
Postar um comentário