DATAHOSTING

PARTNER

segunda-feira, 3 de abril de 2017

Origem da família Dantas, nada a ver com anta!

O sobrenome Dantas não está entre os mais populares no Brasil, mas não chega a ser um sobrenome estranho ou raro. Com uma história bastante parecida com a da maioria dos sobrenomes, este tem origem que se difere apenas pelo fato de que é derivado de um outro sobrenome. Confira logo abaixo a história de origem do sobrenome Dantas, informações sobre o brasão da família, curiosidades e mais.

Origem da Família Dantas

O sobrenome Dantas é português e de origem toponímica, ou seja, origem geográfica. Ele foi dado através da região de Antas em Portugal. Inicialmente, o sobrenome era Antas ou de Antas. Passado o tempo, a família foi se ramificando e o sobrenome evoluiu para Dantas (D’Antas). Mesmo um sobrenome sendo a evolução do outro, dos dois possuem características diferentes na família, como o modelo de brasão, que é parecido, mas não igual.
No Brasil a família Dantas tem tradição na região Seridó do Rio Grande do Norte. Por lá fundaram a cidade de Carnaúba dos Dantas. Os Dantas ainda possuem alguns representantes da família original nas regiões sul e sudeste do país.

Curiosidades do sobrenome Dantas

Os sobrenomes toponímicos têm, em grande parte das vezes, o prefixo “de”, que significa que a família veio de algum lugar, que são provenientes de alguma região. No caso dos Dantas este prefixo se juntou ao que antes era a região de Antas, dando assim um novo rumo a família.

Variantes do sobrenome Dantas

Não existem variantes conhecidas para Dantas desde que o sobrenome foi estabelecido como tal. Antes do surgimento e reconhecimento, pode se encontrar sobrenomes como “D’Antas”, “Antas” ou “De Antas”. Depois do surgimento de Dantas, o sobrenome passou a ser espalhado dessa forma em todos os cantos do mundo”

Brasão da Família Dantas

O brasão das armas oficial da família Dantas é feito de um escudo vermelho com seis losangos prateados colocados em cruz, quatro em pala e três em faixa. De cada lado do escudo tem-se um leão dourado, em duas patas segurando uma espada que passa entre os braços da cruz.
VEJA MAIS 

Os Dantas em Portugal[editar | editar código-fonte]

São originários de Portugal mais propriamente da província do Minho. Dizem alguns genealogistas que procedem da família de Fernão Mendes de Antas (ou D’antas), pai de D. Fernão Mendes de Bragança o bravo senhor de Bragança. Mem Fernandes Antas ou D. Fernão Mendes de Bragança foi um fidalgo e cavaleiro medieval português, foi Governador de Bragança e alferes do 1º rei de Portugal D. Afonso I (que reinou nos anos de 1143 a 1185). Era filho de Fernão Mendes de Antas e de N…?? Afonso de Leão. D. Afonso I - Primeiro rei de Portugal Casou com Sancha Viegas de Baião, filha de Egas Gosendes de Baião e de Unisco Viegas de quem teve os filhos:
1 - D. Fernão Mendes, senhor de Bragança (1095 -1160) casado por duas vezes, a primeira com Teresa Soares da Maia e a segunda com D. Sancha Henriques, infanta de Portugal, filha de Henrique de Borgonha, conde de Portucale (região portuária) e de Teresa de Leão. Infanta era um titulo dado para as filhas dos reis de Portugal ou da Espanha, mas que não eram as herdeiras das coroas. O casamento com D. Sancha revela a alta linhagem de D. Fernão Mendes.
2 - Rui Mendes.
3 - Urraca Mendes casada por duas vezes, a primeira com Diogo Gonçalves Cête e a segunda com Soeiro Pais Mouro.
4 - Nuno Mendes de Caria casado com Dórdia Mendes de Riba Douro.

Postar um comentário