sábado, 22 de julho de 2017

Arqueólogo Colombiano realiza pesquisas em geossítio de Carnaúba dos Dantas

geossítio de Carnaúba dos Dantas
Essa semana a cidade de Carnaúba dos Dantas recebeu uma visita muito especial. O arqueólogo colombiano Carlos Castanho Uribe, e sua esposa e parceira de pesquisa, a bióloga Cristal Ange, vieram ao Seridó potiguar para conhecer pessoalmente os sítios arqueológicos da região. Uribe realiza estudos sobre o local há 15 anos, mas no dia 15 de julho de 2017 teve a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.
Mas o que traz um colombiano a essas terras potiguares?
O pesquisador estuda a Serra do Chiribiquete, na Amazônia Colombiana, uma região intacta do país, que conserva índios não contactados com humanos e que vivem costumes desde os ancestrais, há quase 20 mil anos. E as semelhanças das pinturas rupestres da Serra com as encontradas na região do Seridó, em especial nos sítios de Carnaúba foi o motivo do interesse pelo Rio Grande do Norte.
geossítio de Carnaúba dos Dantas

A viagem teve objetivo científico, mas mostra a importância da região do Seridó e dos seus sítios arqueológicos na consolidação do turismo da região .
Na Colômbia, há esforços para que o governo junto à UNESCO transformem a região em Parque Nacional. O Seridó está na luta por esse reconhecimento nacional. Seria uma grande conquista para todo o nosso estado!
Ficamos na torcida por Carnaúba dos Dantas!

Postar um comentário