quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Motoristas da Uber estão aplicando golpes em clientes para cobrar até R$ 350 a mais por corrida

(Pixabay)
Um “truque” utilizado por motoristas da Uber está fazendo cada vez mais vítimas em todo o mundo. Denunciado pelo jornal de Miami “El Nuevo Herald”, o golpe, que recebeu o nome de “golpe do vômito”, utiliza um recurso criado pelo aplicativo para ressarcir motoristas para obter dinheiro extra.

Entenda

O aplicativo permite que motoristas informem possíveis danos em seus carros – causados por derramamento de bebidas e comidas ou mesmo vômito – e recebam uma espécie de compensação pela realização de serviços de limpeza. O problema é que passageiros que não sujaram o carro são notificados horas depois de finalizarem a corrida.
O usuário então recebe uma notificação do app. “Eu entendo que pode ser desconcertante para você receber ajustes de taxa após o término da sua viagem. […] Neste caso, seu motorista escreveu para nos notificar que um incidente ocorreu dentro do veículo durante a sua viagem e foi, portanto, cobrada uma taxa de limpeza de US$ 150”, diz a mensagem.
Questionada pela publicação a respeito do golpe, a Uber afirmou que está “investigando ativamente os relatórios em que a fraude pode ser detectada e que ele tomará as medidas apropriadas nessas contas”.

O que diz a regra?

De acordo com os termos de utilização do app, a cobrança de taxas de limpeza funciona da seguinte maneira:
  • Por pequenos danos no interior ou exterior do veículo (derramamento de bebida ou comida, sujeira, etc.) podem ser cobrados até R$50,00. 
  • Por danos moderados à parte interna ou externa do veículo (derramamentos de bebidas ou alimentos no exterior do veículo, etc.) podem ser cobrados até R$80,00. 
  • Por danos moderados no interior do veículo (derramamentos maiores de bebidas ou alimentos sobre tecido ou outras superfícies de difícil limpeza) podem ser cobrados até R$200,00.
  • Por danos grandes envolvendo fluidos corporais no interior do veículo podem ser cobrados até R$350,00. 
  • Por incidentes que exijam limpeza entre a janela e porta ou nas saídas de ar, podem ser cobrados até R$350,00.
O valor é pago integralmente pela Uber e o usuário recebe um comprovante do pagamento.

O que fazer?

Se você for vítima do golpe, entre em contato com o aplicativo explicando o que aconteceu e solicite o reembolso.

Fonte: Yahoo Finanças

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