quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Carnaúba e seus gênios: Mamede Azevedo, amigo virtual de Henry Ford!

Resultado de imagem para mamede azevedo dantas

Mamede Azevedo Dantas, acervo da família, reprodução, Facebook


O objetivo dessas postagens é valorizar os grandes homens de Carnaúba, cientistas, arqueólogos, gente de uma inteligência fora do comum. Mamede Azevedo foi um deles e o pouco que se sabe é através de amigos e familiares. Fluente em Língua Inglesa, mantinha correspondência com Henry Ford, isso mesmo, um famoso Americano dono da empresa Ford, o mesmo que montou uma cidade em plena Floresta Amazônica, Fordlândia.

Mamede era irmão de José Azevedo Dantas, o “arqueólogo” Carnaubense da década de 20 descobridor dos sítios arqueológicos. Nessas citadas correspondências, Mamede enviou para o “amigo gringo” a formula injetora para carros, e, apressadamente Henry patenteou como sua à invenção. Dentre seus inventos, conta uma história que o mesmo tentou pular da pedra de Gambão com uma espécie de avião, criação do mesmo e desse voo mal sucedido cegou de um olho, histórias que ouvia contar desde pequeno. Infelizmente a prova do suposto "plágio" não existe mais, as cartas que seriam a prova foram perdidas. 

No aguardo de informações do Doutor Helder para correções e demais familiares, de forma respeitosa, faço jus à homenagem deste gênio Carnaubense.

Resultado de imagem para bomba injetora, henry ford

Reprodução, Mercado Livre


Nenhum comentário: