sábado, 30 de março de 2019

Geoconservação, preservar para garantir o turismo sustentável, trabalho em rede em prol da coletividade!

A imagem pode conter: planta e atividades ao ar livre



O poder público municipal, por meio da Secretaria de Obras deu início na última terça-feira um trabalho árduo envolvendo o Complexo Arqueológico Xique-Xique I, II e IV. À geoconservação é de suma importância para trabalhar o projeto Geoparque Seridó. A Rede Mundial de Geoparque está presente nos quatros continentes contemplando 141 geossítios espalhados nos quatro continentes. 


Geoparque Arouca, Portugal! 

Grécia é um dos países pioneiros junto com à França, Alemanha e Espanha. Portugal  declarou apoio ao projeto Geoparque Seridó, ao que já vem feito na região do Seridó com os municípios de Lagoa Nova, Cerro Corá, Currais Novos, Acari, Carnaúba Parelhas e ainda temos o município de Caicó que poderá recompor os citados municípios. 

Um dos objetivos principais do Geoparque é proteger o desenvolvimento territorial sustentável baseado no patrimônio geológico explorando à geodiversidade.  

Em relação o trabalho desenvolvido em Carnaúba, próxima semana dará continuidade o trabalho de limpeza e manutenção das trilhas e passarelas, acompanhe e compartilhe. 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, árvore, criança, planta, chapéu, atividades ao ar livre e natureza

Carlinhos, guia de turismo técnico em guiamento em Geoturismo
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas sentadas, atividades ao ar livre e natureza

Dean Carvalho, Técnico em guiamento de geoturismo
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e atividades ao ar livre

Manutenção e fixação dos barrotes

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, árvore, planta e atividades ao ar livre

Chumbar os barrotes
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé, árvore, chapéu, atividades ao ar livre e natureza

Lixamento dos banões
A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Carlinhos de Cabano, pessoas sorrindo, pessoas em pé, chapéu, árvore e atividades ao ar livre
Dean e Caros
A imagem pode conter: 1 pessoa, barba, atividades ao ar livre e natureza

O retorno

O que é um Geoparque?
Um Geoparque é uma área territorial com limites claramente definidos, que inclui um notável patrimônio geológico, associado a uma estratégia de desenvolvimento sustentável.
Um Geoparque deve possuir um determinado conjunto de sítios de importância internacional, nacional e/ou regional, que permitam contar e aprender a história geológica da região. Os geossítios são locais de interesse geológico com valor científico, estético educacional ou econômico. Um geoparque deve também dar destaque à proteção e divulgação dos valores arqueológicos, ecológicos, históricos e culturais da região.
Esta estratégia de desenvolvimento sustentável assenta em três componentes principais, a geoconservação, a educação e o geoturismo. A geoconservação tem como objetivo salvaguardar o patrimônio geológico de uma dada região para as gerações futuras; a educação pretende promover o estudo das geociências junto da escolas, assim como do público em geral; e o geoturismo estimular a criação de atividades econômicas suportadas na geodiversidade da região, envolvendo para isso a comunidade local.

No tocante aos primeiros países pioneiros, Grécia, França, Espanha e Alemanha e hoje são 141 geoparques, espalhados em 38 países. 

O projeto Geoparque Seridó tem como idealizador Dr. Marcos Nascimento (professor da UFRN) na luta para tornar o segundo geoparque do Brasil. É uma luta de todos, união e trabalho em rede. 
Texto: Voz do Povo/ com informações adicionais 





Nenhum comentário: