quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Professor da rede pública do RN acerta tema da redação do ENEM 2019

O professor Erivan Alonço da Costa, da Escola Estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros, em Tenente Laurentino Cruz/RN, acertou o tema da redação do ENEM 2019 junto aos alunos do 3º ano do Ensino Médio matutino, daquela escola.
Dentre as atividades do 3º bimestre/2019 da disciplina de Arte, estava uma pesquisa referente às 11 Artes. Como o termo pesquisa faz referência a “procurar com perseverança sobre algo”, os alunos tinham que realizar algumas horas de leitura e produzir registros sobre o que foi lido.
Sendo o tema da redação do ENEM 2019 “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”, o trabalho dos alunos de pesquisar e produzir resumos ou sínteses de sua pesquisa sobre cada uma das 11 artes foi de encontro direto ao tema por englobar a leitura e elaboração de um registro sobre a 7ª Arte: o Cinema. O professor, que também trabalha na Escola Municipal Francisca Leonísia da Cruz, Florânia/RN, disse que a ficha só caiu dois dias depois da prova quando conversava com a mãe de 3 alunos seus. Disse que, mesmo uma aluna tendo lhe comunicado sorrindo na segunda, ele não havia percebido a importância do feito.
– Ao me deparar com o tema da redação do ENEM 2019 não me senti tão surpresa, já tinha lido e estudado sobre os 11 tipos de Artes do mundo, na qual aborda o cinema na 7ª colocação. (Comentou a aluna E.E.)
– No ENEM 2019, o tema, para mim, não me pareceu estranho, pois meu professor Erivan Alonço, professor de Arte, me ajudou passando uma atividade de pesquisa sobre as 11 artes, incluído o cinema. Comentou outra aluna.
– Foi passado um trabalho na disciplina de Arte para pesquisar sobre as 11 artes, dentre elas, o cinema, o qual foi tema da redação do ENEM 2019. Quem realizou o trabalho e lembrou sobre, teve a chance de uma melhor desenvoltura no contexto sócio cultural. Afirmou a estudante “Maria Clara dos Santos Soares”.
– Eu estava no ônibus com o professor Erivan, para irmos fazer a prova,quando ele dizia a todos do ônibus que não se preocupassem com o tema da redação porque era algo que nós já tínhamos visto na internet, na televisão, na escola. Eu achei estranho e pensei “o que será que ele tem?” Quando me deparei com o tema na prova, não me assustei. Eu tinha lido sobre as 11 artes. Contou a estudante Larissa Laurentino de Brito.
O professor, que se inscreveu no ENEM 2019, com o pensamento de falar com propriedade sobre o ENEM para seus alunos, realizou a prova na sala 5 do prédio III do Campus do IFRN de Currais Novos acertando 57 das 90 questões, afirma ter coletado informações para, pelo menos, 06 projetos, na área de educação durante aquele domingo.
Do blog:
Como é de conhecimento acadêmico e comum que a disciplina de Arte é pouco valorizada na Educação Básica, esperamos que esse pequeno passo desse educador e seus alunos sirva pelo menos para reflexão sobre a importância de se valorizar todas as disciplinas presentes na escola.
Via E-mail

Nenhum comentário: