Foto: Um membro do Talibã segura uma automática em cima de veículo enquanto patrulha as ruas de Kabul, em 16 de agosto de 2021 - Wakil Kohsar / AFP
Vamos falar um pouco sobre grupos fundamentalistas, Boko Haram, Taleban que tocam o terror no mundo.
Boko Haram: O Boko Haram é um grupo terrorista surgido na Nigéria que, muitas vezes, é denominado como “grupo radical islâmico”, pois as suas ações correspondem ao fundamentalismo religioso de combate à influência ocidental e de implantação radical da lei islâmica, a sharia. O nome Boko Haram significa “a educação não islâmica é pecado” ou “a educação ocidental é pecado” na língua Hausa, um idioma bastante falado no norte do território nigeriano.
O surgimento do Boko Haram ocorreu em 2002 como uma seita religiosa, fundada por Mohammed Yusuf na cidade de Maiduguri, capital do estado de Borno, na Nigéria. Para Yusuf e os seus seguidores, a cultura ocidental reproduzida na sociedade seria a principal razão para os males do país, sendo necessária a sua erradicação para combater a corrupção e o descaso das autoridades para com o povo. O líder atual do Boko Haram é Abubakar Shekau.
Fonte: Brasil Escola
Em seguida, vamos falar um pouco sobre o TALIBÃ:
No idioma pachto, "talibã" significa "estudante". Hoje em dia, porém, o nome do movimento militante do Afeganistão evoca antes imagens de terror e destruição do que de homens e mulheres debruçados sobre livros.
Depois que o Talibã completou sua tomada do país, no domingo (15), ao ocupar a capital, Cabul, e se instalar no palácio presidencial, centenas de civis invadiram a pista do aeroporto local, em pânico.
Eles tentaram embarcar nos poucos aviões militares que ainda estavam decolando, tamanho seu desespero de escapar de um país agora mais uma vez sob o domínio dos fundamentalistas islâmicos.
Fonte: BRASIL DE FATO
Extremismo faz mal, seja de direita, seja de esquerda, coisa de gente irracional a ponto de brigaram por causas que não são suas. Precisamos romper com as barreiras da ignorância, nada pode ser associado ao clima de terror que vivem esses povos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário