Morreu nesta quarta-feira (11), o ator Paulo José, no Rio de Janeiro, aos 84 anos. Um dos maiores e mais respeitados nomes da dramaturgia nacional, o veterano estava internado há 20 dias e faleceu em decorrência de uma pneumonia. A informação foi confirmada pela assessoria da TV Globo.
Ele deixa esposa e quatro filhos: Ana, Bel e Clara Kutner, de seu relacionamento com a atriz Dina Sfat, além Paulo Henrique Caruso. Natural do Rio Grande do Sul, ele tinha quase 60 anos de carreira e marcou o público brasileiro com diversos personagens.
Leia também:
Anitta reprova economia, política externa e prioridades de Jair Bolsonaro para o Brasil
Só vem, Réveillon! Festas da virada em todo o Brasil já têm ingressos disponíveis
Há quase 30 anos ele lutava contra o avanço do Mal de Parkinson, doença degenerativa que não tem cura, mas pode ter seus sintomas postergados. Nos últimos anos usava uma begala para se locomover e falava com dificuldade, mas sempre que podia prestigiava amigos em lançamentos de filmes e peças.
Estreou na Globo como ator na novela ‘Véu de Noiva’, de Janete Clair, em 1969. Seu primeiro grande personagem foi o mecânico-inventor Shazan, que formava uma dupla bem humorada com Xerife, personagem de Flávio Migliaccio, na novela ‘O Primeiro Amor’ (1972), de Walther Negrão. A dobradinha fez tanto sucesso que deu origem ao seriado ‘Shazan, Xerife e Cia.’, escrito, dirigido e interpretado por Paulo e Flávio entre 1972 e 1974. Outros personagens marcantes foram o comerciante cigano Jairo em ‘Explode Coração’ (1995), de Gloria Perez, e o alcóolatra Orestes de ‘Por Amor’ (1997), de Manoel Carlos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário