HOSTGATOR

domingo, 21 de agosto de 2022

Conheça a história do voto no Brasil

 



O voto tem sido usado como o maior instrumento que se pode ter em uma sociedade totalmente democratizada, pois através do voto a sociedade pode escolher seus representantes. No Brasil, a evolução histórica do sistema eleitoral tem mostrado grandes avanços.

As primeiras normas eleitorais entraram em vigor durante o Período do Primeiro Império, no ano de 1822 onde ocorreram as primeiras eleições, em que D. João VI convocou o Brasil para a escolha de deputados para corte de Lisboa. Entretanto era um processo muito complexo, pois as eleições que ocorriam antes eram apenas para escolher juízes, vereadores e outros oficiais. Mas, após a Independência, o Brasil foi obrigado a aperfeiçoar sua legislação eleitoral, mesmo que copiasse a legislação eleitoral francesa.

No ano de 1824 já havia sido elaborada a primeira constituição eleitoral, onde para votar era preciso ter acima de 25 anos, entretanto se fosse oficial militar ou casado, e fosse clérigo ou bacharel poderia votar com 21 anos, e teria que ter uma renda mínima de 100 mil réis. Embora não houvesse nada que proibisse, as mulheres e escravos não participavam do processo eleitoral. Em 1875 houve alteração na lei eleitoral e teve a criação do titulo de eleitor. Já no ano de 1881 o voto passou a ser direito e secreto.

No ano de 1945 houve a primeira votação que ocorreu de forma limpa, sem que houvesse fraudes ou coibição, e todos poderiam votar inclusive as mulheres. A Justiça eleitoral criou no ano de 1996 um sistema eletrônico no qual as pessoas votariam, até os dias de hoje o sistema de voto eletrônico tem sido usado, e cada vez mais esse sistema tem sido aperfeiçoado fazendo com que os representantes politico sejam escolhidos de forma democrática.

Fonte: PMN/RN e leia também, História do voto no Brasil 

Nenhum comentário: